terça-feira, julho 23, 2024
spot_img
InícioNotíciasSegurançaSegurança Hídrica: Sanepar e Klabin Capacitam 250 Professores Municipais

Segurança Hídrica: Sanepar e Klabin Capacitam 250 Professores Municipais

Uma iniciativa conjunta entre a Sanepar e o Programa Klabin Caiubi, das indústrias Klabin, está capacitando 250 professores do ensino fundamental sobre segurança hídrica em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. Este projeto, que se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, visa formar facilitadores em saneamento e ampliar o conhecimento sobre a gestão sustentável da água.

Detalhes do Programa de Capacitação

Os professores participantes vêm de nove municípios: Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Pitanga, Reserva, Sapopema, Tamarana, Telêmaco Borba e Ventania. Divididos em quatro turmas, os dois primeiros grupos participaram das atividades nos dias 13 e 14 de maio, no Parque Ecológico da Klabin. Os próximos encontros estão agendados para os dias 20 e 21 de maio.

A ideia central do programa é que esses professores levem o conhecimento adquirido para as salas de aula, sensibilizando as futuras gerações sobre a importância da segurança hídrica.

Importância da Segurança Hídrica

Crislaine Mendes, gestora de Educação Socioambiental da Sanepar, sublinha a importância do tema: “Quando falamos em segurança hídrica, referimo-nos a uma gestão sustentável da água, garantindo sua disponibilidade em quantidade e qualidade para a sobrevivência das espécies e para as atividades produtivas.” Ela destaca que o esforço para promover a segurança hídrica deve ser coletivo e contínuo, envolvendo monitoramento, redução, controle, adequação e aprimoramento dos usos e processos da água.

Metodologia e Alinhamento aos ODS

As atividades de Capacitação de Facilitadores em Saneamento estão alinhadas aos ODS das Nações Unidas, dos quais tanto a Sanepar quanto a Klabin são signatárias. A capacitação é ministrada pelas gestoras de Educação Socioambiental da Sanepar, Crislaine Mendes, Andrea Cristina Fontes Silva e Luciana Garcia, com apoio da equipe do Programa Klabin Caiubi.

Através desta parceria, Sanepar e Klabin estão capacitando educadores para que possam transmitir conhecimentos essenciais sobre segurança hídrica para suas comunidades. Este projeto não só fortalece a educação ambiental, mas também promove práticas sustentáveis que são cruciais para a preservação dos recursos hídricos e a sustentabilidade do planeta.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Popular

COMENTÁRIOS RECENTES