terça-feira, julho 23, 2024
spot_img
InícioNotíciasSaúdeNova Farmácia Distrital na Área 02 é Inaugurada

Nova Farmácia Distrital na Área 02 é Inaugurada

Telêmaco Borba Avança na Saúde com a Nova Farmácia Distrital

A Prefeitura de Telêmaco Borba deu um passo significativo na área da saúde com a inauguração da Farmácia Distrital na Área 02. A cerimônia de abertura ocorreu na tarde de sexta-feira (21), marcando um avanço importante para a comunidade local. Localizada na Rua Andirá, anexa à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, a nova farmácia recebeu um investimento de aproximadamente R$ 280 mil.

Facilitação de Acesso a Medicamentos

Com a inauguração da Farmácia Distrital, os moradores da Área 02 e bairros vizinhos não precisarão mais se deslocar até o centro da cidade para obter seus medicamentos. A nova instalação facilitará o acesso a medicamentos controlados e antimicrobianos e possibilitará a implementação do programa “Medicamento em Casa”, que levará remédios diretamente às residências dos pacientes.

Atendimento Especializado e Humanizado

A farmácia funcionará das 8h às 12h e das 13h às 17h, com atendimento realizado por três farmacêuticos, garantindo que todos os pacientes, independentemente de seu bairro de origem, possam retirar os medicamentos necessários. A vice-prefeita e farmacêutica Rita Araújo destacou a importância de proporcionar um atendimento de qualidade à população: “Isso mostra que a saúde está sendo levada a sério em nossa cidade”.

Impacto na Comunidade

O secretário municipal de Saúde, Anderson Catto, ressaltou que a farmácia não apenas dispensará remédios, mas também desempenhará um papel crucial na recuperação e na saúde dos pacientes. “Os medicamentos são essenciais na recuperação do paciente”, comentou, lembrando que, em 2023, foram realizados 272 mil atendimentos nas farmácias do município e dispensados mais de 17 milhões de medicamentos.

Reconhecimento e Agradecimentos

Durante a cerimônia, o diretor da 21ª Regional de Saúde, Roberto Amatuzzi, elogiou a gestão municipal pela descentralização dos serviços de saúde, facilitando o acesso da população aos medicamentos. O presidente da Câmara, Hamilton Aparecido Machado, e o vice-presidente do Legislativo Municipal, Ezequiel Ligoski Betim, também destacaram a colaboração do Legislativo com a saúde, mencionando a destinação de R$ 10 milhões para cirurgias eletivas e a ampliação da UBS do bairro.

O ex-vereador Maurício Diógenes de Castro, responsável pela indicação da construção da farmácia, expressou sua gratidão ao ver o projeto concretizado. “Ver esses projetos saírem do papel me motiva a continuar na vida pública”, afirmou. O presidente da Associação de Moradores da Área 02, Leôncio de Souza, agradeceu pelo trabalho realizado pela gestão municipal, destacando a importância da farmácia para a comunidade local.

Procedimentos e Requisitos

Para obter medicamentos, os pacientes devem apresentar a prescrição médica e, quando necessário, preencher um formulário completo (CID, justificativa clínica, tempo de uso, entre outros). A dispensação dos medicamentos seguirá as indicações clínicas e os protocolos municipais.

ARTIGOS RELACIONADOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisment -
Google search engine

Mais Popular

COMENTÁRIOS RECENTES